Evangelization and Church growth in urban areas

Evangelization and Church growth in urban areas

  • 0
  • 1205500
  • 1205500.00

Por razões históricas, a maioria das comunidades e paróquias fundadas pela Igreja Metodista Unida desde sua chegada a Moçambique foram na Província de Inhambane. A fundação dessas comunidades sempre esteve ligada à melhoria das condições de vida de toda a população ao redor das comunidades, com destaque para a educação e a saúde.

Os espaços onde as capelas foram construídas serviram como verdadeiros centros de evangelização, educação religiosa, educação cívico-moral e capacitação para crianças, jovens e adultos, com o objetivo de solucionar os problemas de caridade e sociais pelos quais passam os membros e a sociedade em geral. Em alguns lugares, a criação desses centros precedeu a construção de capelas para serviços religiosos. A Igreja promoveu essas atividades em áreas periféricas habitadas pela população nativa. As cidades eram habitadas em sua maioria por brancos e pessoas assimiladas.

Nossa Igreja iniciou e desenvolveu suas atividades religiosas entre falantes nativos das línguas Bitonga e Xitswa por cerca de 80 anos. Foi somente na década de 1960 que ele começou a desenvolver atividades religiosas em cidades e vilas moçambicanas. Os núcleos através dos quais a Igreja Metodista Unida iniciou seu ministério evangélico nas cidades eram compostos por pessoas que falavam principalmente a língua Xitswa. Este foi o caso em todas as capitais provinciais de Moçambique.

No entanto, desde a guerra civil, houve um alto crescimento da população urbana em todas as cidades e vilas, o que levou ao surgimento de muitas novas zonas de expansão em áreas suburbanas. Os cidadãos que vivem nessas zonas de invasão vêm de diferentes províncias, falam línguas diferentes e têm hábitos culturais diferentes. Nas vastas áreas de expansão, a Igreja Metodista Unida ainda não tem uma estratégia clara de evangelização.

Ainda há muitas pessoas não evangelizadas em áreas suburbanas e muitos jovens estão envolvidos com bebidas, drogas e crimes.

O projeto visa contribuir para a cristianização da população das áreas suburbanas por meio do desenvolvimento de atividades religiosas e cívico-morais e a cooperação irá à produção de material, à formação de evangelizadores e à criação de centros educativos.

As atividades a serem adotadas incluem:

Produzir um manual de evangelização e discipulado e materiais de cultura

Realizar 2 sessões com o Conselho de Discipulado para melhorar os materiais de evangelização e delinear estratégias de evangelização.

Realizar 2 sessões com evangelistas e clérigos para treinamento em estratégias de evangelização em áreas urbanas

Criar 2 centros multifuncionais: (1 para Maputo no ano 1 e 1 para Gaza no ano 2) para fornecer educação religiosa e cívico-moral básica e conscientizar os jovens sobre os malefícios do uso de drogas e da gravidez precoce.

Realizar 4 campanhas de evangelização

Resultados esperados durante 24 meses de implementação do projeto:

60 evangelistas e pastores serão treinados em estratégias de evangelização para áreas urbanas e suburbanas;

Foram criadas 6 novas comunidades em novas zonas de expansão nas províncias de Maputo e Gaza;

300 novos membros do IMUM foram alertados em cada ano de implementação do projeto;

Melhoria da qualidade de vida para jovens degradados pelo uso de drogas

Para implementar este projeto, serão necessários 1.205.500,00 ao longo de dois anos e serão utilizados da seguinte forma:

Produção de materiais – 42.000,00

Campanhas de formação e evangelização – 502.000,00

Despesas administrativas e pagamento de pessoal – 586.500,00

Share Button
This site is registered on wpml.org as a development site.