Fundo de bolsas para cursos profissionais

Fundo de bolsas para cursos profissionais

  • 560
  • 2199640
  • 2200200

A educação é a base para o desenvolvimento de qualquer nação. Ela visa incutir conhecimentos e habilidades de saber fazer, sobretudo aos jovens desempregados, por forma a desenvolver as suas habilidades na busca de soluções para os desafios do dia a dia, com o intuito de produzir bens e serviços e obter receita para a satisfação das necessidades individuais e coletivas. Por isso, o ensino técnico profissionalizante é uma necessidade premente no nosso país, pois tem a vocação de desenvolver habilidades adequadas para autoemprego e criar incentivos ao empreendedorismo.

No nosso país, a maioria da população estudantil ainda segue o ensino geral por insuficiência de escolas técnicas. O ensino geral não oferece habilidades para o saber fazer, o que torna muitos talentos latentes, agravado por um lado pela insuficiência das universidades publicas que oferecem custos reduzidos e, por outro, universidades privadas que limitam o ingresso de muitos jovens devido aos altos custos de pagamento.

Esta situação causa muitos problemas no seio da sociedade moçambicana. Por estarem longe do sistema de ensino universitário e sem ocupação acabam adoptando comportamentos desviantes, refugindo-se em actos maléficos para ocuparem o seu tempo, constituindo assim um pesadelo no seio das suas famílias e da sociedade mocambicana em geral.

O projecto  tem como objectivo desenvolver oferecer aos jovens desempregados e sem recursos financeiros para ingresso nas universidades, cursos de curta duração para desenvolver suas habilidades profissionais.

As atividades a serem implementadas incluem:

Estabelecer parcerias com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia no âmbito de concessão de vagas para formação de jovens em cursos vocacionais de curta duração de 3 meses ciclo no IFPELAQ.

  • Seleção e financiamento de 25 jovens graduados em ensinos básico e médio para frequentarem nos centros de formação IFPELAQ, nos cursos de corte e costura, electricidade, serralharia e carpintaria.
  • Adquirir e distribuir quites para autoemprego aos recém graduados nas áreas de corte e costura, electricidade, serralharia e carpintaria.
  • Assessoria aos jovens graduados – realizada por 4 tecnicos profissionais – na abertura de pequenas oficinas de corte e costura, electricidade, serralharia e carpintaria, para o desenvolvimento de seus negocios.

Resultados esperados durante o período de 12 meses:

  • 100 jovens serao formados nos cursos de curta duracao nas áreas de corte e costura, electricidade, serralharia e carpintaria e a explorar o mercado de autoemprego e ____ ate ao fim de ______ anos.
  • Em ____ anos da implementacao, cerca de 500 pessoas serao direta ou indiretamente beneficiadas.
  • Serao reduzidos os indices de jovens desempregados na ________ e incrementado o número de jovens vivendo e praticando actividades benéficas a sua saúde e a sociedade.

Para a implementacao deste projecto serao necessario 2.200.200,00Mt para um periodo de ____ anos distribuídos da seguinte maneira:

  • Despesas administrativas e pagamento de pessoal técnico 000,00
  • Financiamento de 25 jovens bolseiros nos cursos de corte e costura, electricidade, serralharia e carpintaria 000,00
  • Fornecimento de quites de autoemprego aos recém graduados nas áreas de corte e costura, electricidade, serralharia e carpintaria 000,00 
Share Button
This site is registered on wpml.org as a development site.