Moçambique é um país com extensas áreas para o desenvolvimento da agricultura. Grande parte da população moçambicana ainda pratica a agricultura de subsistência com tendência para a prática de agricultura comercial. A indústria em Moçambique é extremamente baixa apesar da existência cada vez crescente da matéria-prima a ser processada. Devido a esta realidade, a maior parte da população vive na base da agricultura e as culturas produzidas acabam deteriorando por falta de indústrias de processamento.
O distrito administrativo de Nhamatanda possui extensas terras férteis para as culturas de arroz e milho, entre outras. A população tem produzido estas culturas em grandes quantidades, porem, os excedentes agrícolas deterioram por falta de pequenas indústrias de processamento e conservação. Para encontrar uma industria de processamento de arroz e milho, a população de Nhamatanda percorre longas distancias devido a falta de indústrias de processamento e conservação dos alimentos nas comunidades. Esta situação faz com que haja altos índices de fome e má nutrição neste distrito administrativo. Outrossim, a deterioração dos excedentes obriga alguns produtores a reduzir os seus campos de produção. Como forma de incentivar a produção e produtividade em moldes comerciais para aumentar a renda familiar, a Igreja Metodista Unida na conferencia anual do norte do Save, pretende instalar pequenas indústrias de processamento de cereais, começando por moagens comunitárias.
Este projeto tem como objetivo apoiar as comunidades no descasque de arroz, milho e na produção de farinha como forma de reduzir o desperdício e as longas distâncias que as populações percorrem à busca deste serviço.
A integração de Moçambique no desenvolvimento industrial é fundamental no âmbito do grande problema de combate a pobreza e níveis elevados de fome e a má nutrição causados pelo baixo índice de processamento industrial, pois a maior parte de cereais produzidos acabam deteriorando por falta da indústria processadora e boa conservação.
Sendo assim, a instalação de indústria moageira para o processamento de cereais poderá reduzir a importação de produtos e criar empregabilidade na juventude. Outrossim, a população sera aliviada do descasque manual do milho e arroz e isso poderá contribuir no aumento da produção e produtividade.
As atividades a serem implementadas incluem:
Os resultados esperados na implementação deste projecto são:
Para a implantação do projecto são necessários 499,000,00MT (quatrocentos e noventa e nove mil meticais) distribuídos da seguinte maneira: